MEDITAÇÃO TAOÍSTA
Na caminha espiritual Taoísta o objetivo é buscar o sagrado que existe no homem , a fim de despertar para uma unia om o sagrado Céu. Dessa forma segundo Taoísmo, sintonizados o Céu sagrado e o homem passam a caminhar simultaneamente o mesmo caminho. Isto é possível através de práticas que buscam a expansão da conciência. . “Com isso, o taoísta penetra em dimensões espirituais cada vez mais sutis e se aproxima do nível mais expandido da sua consciência: a iluminação. Para chegar e esse nível, um taoísta dispõe de três grupos de ferramentas: os métodos da meditação taoísta, as práticas ritualísticas e as artes taoístas.”
”Como instrumento de realização espiritual e como ferramenta para alcançar a iluminação, o método de meditação adotado pela Sociedade Taoísta é o Xin Zhai Fa - Método de Purificação do Coração - que se apóia na quietude e no silêncio. Para praticá-lo, é necessário sentar-se em quietude, buscar o silêncio interior e unir a mente a respiração. É preciso cessar todos os movimentos e ruídos produzidos pelo corpo físico até o praticante ficar completamente envolvido, internamente, pelo estado de paz interior, onde não existem movimentos ou ruídos. Mas para encontrar o silêncio, é preciso antes iniciar um processo de relaxamento do corpo e da mente e um esquecimento sistemático dos ruídos externos, dos ruídos do corpo, das palavras, dos diálogos interiores e, por fim, do ego.
O trabalho disciplinado, a meditação diária, levará a constante expansão da consciência até o alcance da plena realização espiritual. Sentar-se no silêncio e buscar a quietude interior até esquecer-se de todas as existências é como levar o corpo e a mente a experimentarem um período de profundo descanso, que tem como efeito a reposição da energia, a iluminação da mente e o fortalecimento do corpo físico”.
Para os mestres Taoístas, , o efeito imediato de uma sessão de meditação bem feita é como uma boa noite de sono, revigorante.
Mas a meditação pode proporcionar também a saúde mental, seus efeitos terapêuticos vão além da recuperação física, livram a pessoa da ansiedade, melhorando a respiração, energia mental ajudando o praticante a sua elevação.
”Sentar na quietude é utilizar a ferramenta que poderá levar o praticante ao encontro do Tao, o Absoluto”
Meditação na Sociedade Taoísta
“Não há clandestinos no caminho espiritual.”
Mestre Maa Ho Yang
”Muito se ouve atualmente sobre os inúmeros benefícios que a meditação pode propiciar aos seus praticantes. Além de ser incentivada pelas antigas tradições orientais, passou a ser pesquisada cientificamente e indicada por médicos e terapeutas para o cultivo da boa saúde física, mental e emocional.
Dentro do Taoísmo, esta também é uma das técnicas mais reverenciadas pelos antigos mestres, sendo considerada um veículo sublime no caminho de transformação espiritual. E o melhor disto tudo é que qualquer pessoa pode desfrutar dos benefícios que a meditação propicia. Só é preciso praticar!
Os melhores e mais profundos resultados da meditação acontecem quando ela é praticada regularmente, ainda que por um tempo mais curto. Meditar vinte minutos todos os dias é melhor do que meditar durante duas horas somente uma vez por semana. Claro que os resultados de se meditar vinte minutos não são os mesmos de se meditar por uma hora ininterrupta. Meditação de vinte minutos propicia resultado de vinte minutos. Meditação de uma hora traz benefício de uma hora. Ainda assim, o que mais propicia consistência nos resultados é a regularidade da prática.”
Acho que vale a pena entender um pouco mais sobre meditação, acredito que a meditação é uma prática diária, que só faz bem...
Você já meditou hoje? As informações que coloquei foi em parte extraída do site abaixo.
http://www.taoismo.org.br/stb/modules/dokuwiki/doku.php?id=meditacao
Namastê
Comentários
Postar um comentário