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1ºcap.
Um conceito de ambiência na alimentação escolar
Em primeiro lugar vou expôr as definições de ambiência, segundo algumas fontes em alguns aspectos.
Um conceito de ambiência na alimentação escolar
Segundo o dicionário
Significado de Ambiência s.f.Aquilo que envolve, que cerca; meio físico ou moral: viver numa ambiência agradável.
http://www.dicio.com.br/ambiencia/
http://www.dicio.com.br/ambiencia/
Em arquitetura
É o espaço organizado e animado que constitui um meio físico e, ao mesmo tempo, meio estético ou psicológico, especialmente preparado para o exercício de atividades humanas. Para além da distribuição espacial material, a ambiência denota um estilo de vida e se liga à apropriação, ao arranjo, ao embelezamento do espaço. Uma boa ambiência torna um espaço mais receptivo e propício ao convívio. A ambiência se apoia tanto em aspectos subjetivos, como o bom gosto, variável entre as distintas culturas, quanto a aspectos objetivos, como a luminosidade, a amplitude ou o clima do ambiente.
Em Saúde
Na área da saúde, o conceito de ambiência se liga à política de humanização dos serviços de saúde. No Brasil, o Ministério da Saúde conceitua o termo a partir de três eixos[1] :No Governo
A PNH (Politica Nacional de Humanização) define Ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de “estar”, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação. Na composição da Ambiência estão presentes elementos como: forma, cor, luz, cheiro, som, texturas etc. http://www.saude.sp.gov.br/humanizacao/areas-tematicas/ambiencia
Em aspecto geral, no trabalho que apresento mostrarei que ambiência trata-se de sinônimo de ambiente, com um aspecto mais profundo para que não se entenda apenas como um sinônimo simplesmente.
Consideremos que o ambiente é o meio. Ambiência seria o ambiente adequado para a proposta do meio. Vou comparar duas situações.
1-Temos o ambiente onde é aplicada vacina em crianças em um posto de saúde. Ambiente branco, com a geladeira, armário para agulhas e demais acessórios necessários, porém, não existe um colorido, não existe um bonequinho..um quadro..as paredes são de azulejo branco gelado, a sala é fria. As enfermeiras que aplicam vacina nas crianças usa um avental branco o cabelo preso em uma touca branca de rede e tem cara de brava.
2-Temos em uma clínica particular uma sala de vacinação para crianças, separada da sala de adultos, onde existe papel de parede com personagens coloridos e alegres, e vários mobiles pendurados no teto, a sala ainda conta com enfermeiras que por vezes usam nariz de palhaço e outras vezes laços coloridos enormes na cabeça.
Óbvio que na sala 2 teremos uma aceitação muito maior dos clientes (crianças e pais) em contrata ponto com a 1ª. Isso é ambiência. Ambas as salas são ambientadas para vacinação, apenas a segunda tem uma ambiência propícia.
Claro que foi exposto o comportamento das enfermeiras como um adicional ao comportamento, mas isso não é menos importante no ambiente e sua necessidade de aplicação.
No caso da alimentação não é diferente.
Existe estudos que serão largamente comentados nesse blog, que falam do ambiente onde se consome alimentos. Ou seja, temos aí um longo debate sobre, comida em quiosques, food truck's, carrinhos, restaurantes lotados e por aí a fora, e dentro desse meio temos um publico importantíssimo que são as crianças. Formadoras de opinião e hábitos. As crianças em ambientes escolares, recebem uma preocupação necessária em carteiras, equipamentos eletrônicos de mídia, lousas, e todos aparatos necessários ao aprendizado, ficando fora o ambiente da alimentação na grande maioria dos casos, incluindo escolas particulares. O ambiente alimentar não é tratado, dentro das escolas com o devido respeito, em relação a filas, demora, quantidade de acomodação, iluminação, som, e todos os demais detalhes que compõe a ambiência alimentar dentro de uma escola.
A qualidade nutricional é sempre alvo de preocupação, com sua devida e merecida lógica. Mas, se o ambiente não é atrativo para o escolar se alimentar, desanimando com a fila, lugares para sentar, lugar para fazer sua higiene antes e após, como lavar adequadamente as mãos, escovar os dentes, e demais cuidados que o momento da refeição requer. De nada adiantará uma merenda equilibrada, que não foi consumida.
é nesse universo de Ambiência na alimentação escolar que eu convido a todos os interessados a lerem, compartilharem, e comentarem. Pois na escola se aprende também, o que comer, como comer, e quando comer, esses hábitos as crianças levarão para o resto de suas vidas.. Formando adultos com capacidade ou não de se alimentar adequadamente. A escola como formadora de opinião e cidadania deve se preocupar comesse importante comportamento que influencia, no desenvolvimento e aprendizado das crianças, assim como na saúde publica.
A PNH (Politica Nacional de Humanização) define Ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de “estar”, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação. Na composição da Ambiência estão presentes elementos como: forma, cor, luz, cheiro, som, texturas etc. http://www.saude.sp.gov.br/humanizacao/areas-tematicas/ambiencia
Em aspecto geral, no trabalho que apresento mostrarei que ambiência trata-se de sinônimo de ambiente, com um aspecto mais profundo para que não se entenda apenas como um sinônimo simplesmente.
Consideremos que o ambiente é o meio. Ambiência seria o ambiente adequado para a proposta do meio. Vou comparar duas situações.
1-Temos o ambiente onde é aplicada vacina em crianças em um posto de saúde. Ambiente branco, com a geladeira, armário para agulhas e demais acessórios necessários, porém, não existe um colorido, não existe um bonequinho..um quadro..as paredes são de azulejo branco gelado, a sala é fria. As enfermeiras que aplicam vacina nas crianças usa um avental branco o cabelo preso em uma touca branca de rede e tem cara de brava.
2-Temos em uma clínica particular uma sala de vacinação para crianças, separada da sala de adultos, onde existe papel de parede com personagens coloridos e alegres, e vários mobiles pendurados no teto, a sala ainda conta com enfermeiras que por vezes usam nariz de palhaço e outras vezes laços coloridos enormes na cabeça.
Óbvio que na sala 2 teremos uma aceitação muito maior dos clientes (crianças e pais) em contrata ponto com a 1ª. Isso é ambiência. Ambas as salas são ambientadas para vacinação, apenas a segunda tem uma ambiência propícia.
Claro que foi exposto o comportamento das enfermeiras como um adicional ao comportamento, mas isso não é menos importante no ambiente e sua necessidade de aplicação.
No caso da alimentação não é diferente.
Existe estudos que serão largamente comentados nesse blog, que falam do ambiente onde se consome alimentos. Ou seja, temos aí um longo debate sobre, comida em quiosques, food truck's, carrinhos, restaurantes lotados e por aí a fora, e dentro desse meio temos um publico importantíssimo que são as crianças. Formadoras de opinião e hábitos. As crianças em ambientes escolares, recebem uma preocupação necessária em carteiras, equipamentos eletrônicos de mídia, lousas, e todos aparatos necessários ao aprendizado, ficando fora o ambiente da alimentação na grande maioria dos casos, incluindo escolas particulares. O ambiente alimentar não é tratado, dentro das escolas com o devido respeito, em relação a filas, demora, quantidade de acomodação, iluminação, som, e todos os demais detalhes que compõe a ambiência alimentar dentro de uma escola.
A qualidade nutricional é sempre alvo de preocupação, com sua devida e merecida lógica. Mas, se o ambiente não é atrativo para o escolar se alimentar, desanimando com a fila, lugares para sentar, lugar para fazer sua higiene antes e após, como lavar adequadamente as mãos, escovar os dentes, e demais cuidados que o momento da refeição requer. De nada adiantará uma merenda equilibrada, que não foi consumida.
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