Enxaguante Bucal Natural

Enxaguante bucal natural de cravo:

Modo de fazer

1-Separe um vidro, e uma tampa para esse vidro 
    ( não recomendo rolhas ou tampinha de ferro , pela dificuldade de esterilização, ou facilidade de  juntar micro organismos)
nesse caso, temos um vidro que originalmente era de leite de coco, e uma tampa comprada para vedação de vidros de temperos 
(normalmente para azeites)


2- Lave bem o vidro, e o coloque em uma panela grande totalmente 
submerso.

3- Ferva-o por 15 minutos, e deixe esfriar em um pano limpo de ponta cabeça 
(o pano deve ser novo, ou de preferência com bactericida, tipo pano multiuso "perfex")

4- Ferva a quantidade agua filtrada que caiba no vidro que você selecionou. 



5- Assim que levantar fervura, coloque o cravo da índia, normalmente recomenda-se 1 colher (sopa) para 200 ml de agua, mas, caso ache muito forte pode diminuir a quantidade. Como tenho criança em casa, diminuí a quantidade.
Abafe o chá por por 5 minutos, retire o excesso dos cravos ou mesmo retire todos os cravos,pois continuarão a soltar propriedades na água, deixando o preparo cada dia mais forte.

6- Espere esfriar coloque no vidro e tampe em seguida.

Pronto, um excelente enxaguante bucal, sem álcool, sem contra indicações..
Melhora o hálito, é anti-inflamatório, e anti-séptico.

Espaço Terapêutico Priscila Chiconi.


BENEFÍCIOS MEDICINAIS DO CRAVO DA ÍNDIA.

Para que serve o Cravo da Índia

Propriedades medicinais: Antisséptico, bactericida e digestivo, excitante, repelente de insetos,afrodisíaco,sudorifico, tônico estomáquico e tônico estimulante.
Indicações : Dor de dente, gases, higiene bucal, micose da unha, vermes e vias respiratórias.

Princípios Ativo : 

Eugenol, acetato de eugenol, beta cariofileno, ácido olânico, triterpeno, benzaldeído, ceras vegetais, cetona, chavicol, resinas, taninos, ácido gálico, esteróis, esteróis glicosídicos, kaempferol e quercetina.

Modo de Usar :

O cravo-da-índia é um condimento versátil que pode ser usado tanto em pratos doces como em pratos salgados. É normalmente empregado no preparo de caldos, ensopados, doces, pudins, bolos, tortas de maçãs, pães, vinhos e ponches quentes e licores.
O eugenol, presente no óleo essencial, tem ação bactericida, o que o torna útil para preservar e prolongar a validade de compotas e conservas. Em alguns países, costuma-se introduzi-lo juntamente com dentes de alho dentro de pernis e presuntos. Na Europa, é muito usado para condimentar carnes e salames. Já no Brasil, o cravo-da-índia é usado mesmo para pratos doces, hábito adquirido da nossa colonização portuguesa.
Usado em loções e vaporizações para limpeza da pele do rosto, em produtos de higiene bucal para fazer assepsia e promover um hálito agradável, em banhos de imersão aromáticos e águas perfumadas. É também eficaz no combate à acne. O óleo pode ser usado para massagear músculos doloridos, para suavizar estrias e é eficaz no tratamento de unhas quebradiças, rachadas ou fracas e de calosidades.
Usado na elaboração de pomadas para remoção de verrugas. Ainda na forma de pomadas e cremes, alivia a coceira e o inchaço das picadas de inseto. É também utilizado em xampus e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios.


http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cravo-da-india.html#.Vhy0iZb00iw


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofando terapias ou praticando terapias filosóficas ... eis a questão.

O que é e para que DRENAGEM LINFÁTICA