Lavanda
Indicação: Óleo Essencial de Lavanda tem uma fragrância doce e familiar e é um dos óleos mais usados na Aromaterapia. Ajuda a equilibrar o sistema nervoso, a aliviar dores de cabeça e a diminuir a insônia. Também é um excelente anti-séptico, cicatrizante e pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação de pele.
Desrição:Óleo Essencial de Lavanda
A palavra Lavanda vem do latim lavare, "lavar". Foi um dos aromáticos preferidos dos romanos por causa de suas atividades balneárias. Eles devem ter introduzido a planta na Inglaterra, e desde então ela tem sido a grande favorita das mulheres. É muito usado como água de colônia, e é o principal ingrediente de muitos pot-pourris e saches. O óleo essencial de Lavanda, era usada antigamente para espalhar pelo chão das casas e igrejas em ocasiões festivas, tendo sido muito popular em águas de toalete e vinagre. A Lavanda é cultivada em muitos países europeus, mas o principal produtor é a França. Produz-se um óleo essencial de boa qualidade na Tasmânia. Embora seja muito conhecido pelo nome, o óleo essencial de Lavanda ingles é produzido em uma escala muito reduzida, principalmente em Norfolk, e tem um odor nitidamente canforáceo. A Lavanda inglesa original costumava ser cultivada em Mitcham, Surrey. O odor limpo e fresco da Lavanda não precisa de descrição, tampouco sua planta. A essência é muito usada em perfumaria, especialmente em águas de colônia, tendo ainda um odor extremamente popular. O óleo essencial de Lavanda é límpido e tem um sabor amargo, mais ou menos suave. Ele combina bem com um grande número de óleos essenciais, principalmente com os de gerânio, ylang ylang, laranja e bergamota , acrescentando uma leve suavidade floral a quase toda mistura.
Mitologia:
Mercúrio é o regente desta erva. Ela é usada especialmente em dores de cabeça e do cérebro, originadas de friagem, apoplexia, deficiência respiratória, hidropisia ou doença da preguiça, cãibras, convulsões, paralisias e desmaios freqüentes. Ela fortalece o estômago e livra o fígado e o baço das obstruções, incentiva os fluxos das mulheres e expele a criança morta e as secundinas. As flores, se de molho em vinho, ajudam a regularizar as águas paradas ou atravancadas com gases ou cólicas, se a região for banhada com elas... Duas colheradas da água destilada das flores ajudam os que perderam a voz, têm tremores e paixões do coração, bem como a lipotimia e a síncope, quando aplicadas sobre as têmporas ou aspiradas pelas narinas.
Nicholas Culpeper
Comentários
Postar um comentário