A lição do caranguejo

Pensamento do dia..................

A Lição do caranguejo

Hoje pela manhã ao fazer minha caminhada na orla do mar, encontrei algumas pessoas tentando pegar algo que se mexia, não velozmente mas, ferozmente...
Aproximei-me curiosa...
Um enorme, enorme mesmo, caranguejo azulado.
Já ouvi dizer que custa uma boa grana esse tal azul, mas, não estou no mercado de fruto do mar, e aparentemente as pessoas envolvidas tambem não.
Todos tentavam pega-lo para arremeça-lo novamente na correnteza, e quando conseguiam, ele voltava inerte na primeira onda que passava..e lá se punha aos nosso pés novamente soltando bolinhas espumadas pela boca, e com as garras assustadoramente enormes pra cima, como quem diz - Me deixa que eu arranco pedaço..
Mas, ninguem o deixava.
Cada hora um corajoso conseguia pega-lo pelo casco e lá era arremeçado novamente..Sei lá quantas vezes depois, eu me compadeci, e disse
- Acho que ele esta velho, não quer nadar mais, vai ver que é da natureza dele ficar aqui agora..uma senhora concordou, e comentou que realmente deveria ser bem velho pois era enorme..
Um homem que lá estava, disse que ele serviria de comida pra gaivotas, coitado, e arremessou-o novamente..
Pensei, acho que esse é o ciclo natural das coisas..mas, preferi calar-me.
Quando o coitado aparecendo novamente, praticamente surfando de volta a areia, um outro corredor se aproximou.
- O que houve:- perguntou.
E a senhora que conformada já estava, explicou,dizendo que o caranguejo queria morrer, pois voltava , e voltava...O corredor não pensou duas vezes, catou-o rapidamente correu até o mar, e com a agua nos joelhos, lançou longe, muito pra dentro na arrebentação o pobre caranguejo...
Todos nos desejamos bom dia, e continuamos cada um o seu ritmo...
Caminhando novamente sozinha com meus pensamentos, não fiquei muito satisfeita da forma como interferimos no livre arbítrio do coitado. Ele não estava ferido, nem fora de seu habitat. Então por que raios, os seres humanos achavam que deviam devolve-lo ao mar..
Na volta cruzei ainda , vindo, em outra direção um senhor que tudo observou, me disse.
- Fiquei lá um tempo, ele não voltou mais..Se afogou!
-Se afogou? perguntei - e Ele calmamente me respondeu:
- Acho que sim, o mar não queria mais ele, ele não queria mais o mar, quando passei mais cedo, esse caranguejo estava lá em cima chegado perto das pedras, e quando passei de volta, estavam todos tentando salva-lo. Acho que ele não queria mais o mar...
Em silencio, ergueu a mão como quem diz , bom dia, e seguiu na sua direção..
Eu retomei o meu trajeto.. e pensei na lição do caranguejo.
" Nem sempre o que parece correto, é a forma certa de agir, às vezes tentando fazer o bem prejudicamos, por simplesmente não deixar o curso natural das coisas seguir seu rumo. Por pura prepotência de achar que sabemos o que é melhor pro outro, ignoramos o que outro realmente quer."
Namastê..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamento - FOCO