O que é e para que DRENAGEM LINFÁTICA
DRENAGEM LINFÁTICA ASSOCIADA À ENERGÉTICA CHINESA
PARTE 1 - A TEORIA
Definição e Historia
A drenagem linfática, tem por objetivo, drenar líquidos excedentes que banham as células, mantendo dessa forma, o equilibrio hídrico do organismo. Ela é também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.
Entre 1932 e 1936, Emil Vodder, inicialmente doutor em filosofia e, depois, fisioterapeuta, intrigado em relação ao sistema linfático e seguindo a intuiçao que teve ao longo do tratamento de um de seus pacientes acometido de sinusite, elabora este método completo e original: a Drenagem Linfatica. Dito de outra maneira, movimentos “em círculos”, efetuados suavemente, mas de maneira rítmica, tendo como objetivo aliviar diferentes patologias e reabsorver os edemas.
Seu método foi se desenvolvendo ao longo do tempo e pouco a pouco foi sendo apoiado cientificamente. Vodder teve que esperar vinte anos para que seu tratamento fosse reconhecido com base em seus beneficios. Mais tarde, em 1970, fundou sua escola particular na Áustria, que funciona até hoje.
É uma massagem que ajuda a impulsionar a linfa, eliminando mais rapidamente as toxinas e desobstruindo canais que por algum motivo formaram edemas. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.
As manobras da drenagem manual vão agir diretamente sobre os capilares permitir a reabsorção dos liquidos excedentes e das diversas toxinas e a reativação da circulação das proteínas procedentes do meio intersticial.
Atualmente, a drenagem linfática adquiriu um lugar de destaque entre os tratamentos médicos, por atuar eficazmente nos processos pré e pós-cirurgicos e proporcionam bem estar e controle do estresse.
É um sistema anexo do sistema venoso. Os órgãos linfáticos removem o excesso de fluido dos tecidos do corpo e o desenvolvem ao sistema cardiovascular. Também auxiliam o corpo a combater infecções.
Nosso organismo é composto de tubos e bolsas, cada qual com sua função pré-determinada. O liquido que preenche os espaços vazios entre essas tubulações e bolsas é um liquido chamado intersticial, ou substancia fundamental, ou ainda líquido extra celular. Esse líquido circunda as células e esá presente em toda parte do organismo, além de ser trânsito obrigatorio não somente para as substancias que entram e saem das células, mas também para os estímulos nervosos.
No início, o coração bombeia o sangue nas artérias; este contém oxigênio, assim como elementos nutritivos (minerais, vitaminas, hormonios e outros). As células dos tecidos vão utilizar essas substâncias necessarias para seu metabolismo (conjunto de reações químicas e de seu regulamento, que intervem no processo vital, ou seja, transformação). Elas captam as substancias necessarias á sua sobrevivencia e a sua construçao e eliminam os elementos de degradação no líquido intersticial, onde se banha o conjunto de nossas células.
Os resíduos são recuperados: 90% pelo sistema circulatorio venoso e 10% pelo sistema linfático.
Algumas moléculas muito volumosas (proteínas, toxinas, agentes patogênicos) não podem atravessar as paredes venosas. Elas vão então, transitar na rede linfática. Passam pelos capilares linfáticos, depois pelos vasos linfáticos, até chegar aos linfonodos.
Depois de percorrer este caminho, a linfa passa por um grosso coletor: o duto torácico. Em seguida, é lançada nos confluentes venosos para unir-se finalmente à corrente sanguínea. Assim, se completa todo o sistema de drenagem de todo fluido e substância mobilizada pelo sistema circulatório.
Este sistema é composto de:
- Linfa: é um líquido renovador que depura as células do corpo representando 15% do peso corporal. Composta de água em 96% pode ser incolor ou esbranquiçada, é considerado o liquido mais nobre do organismo, da mesma forma que o líquido cefalorraquiano (que banha o sistema nervoso central, isto é, o cérebro e a medula espinhal).
- Capilares Linfáticos: são como “cabelos de anjo”, que coletam a linfa nos vários órgãos e tecidos
- Vasos Linfáticos: formam uma rede de “tubos” que alcançam todas as partes do corpo. Sua função é transportador a linfa, da periferia para o centro do corpo. Todos os vasos linfáticos têm válvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulação sanguínea.
- Linfodonos ou Gânglios Linfáticos: são órgãos de defesa do organismo humano e produzem anti-corpos. Quando este é invadido por microorganismos, que por exemplo, os glóbulos brancos dos gânglios linfáticos, próximos ao local da invasão. começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os gângliosincham, formando ínguas. É possivel, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de gânglios linfáticos inchados. Eles situam-se em zonas específicas, próximas dos nervos ou de vasos sanguíneos. Estão disseminados por todo o corpo, em número de 600 à 700. Encontramos principalmente no pescoço, ao longo do músculo esternocleidomastóideo,na região ebdominal e perto das articulações dos membros.
- Ductos Linfáticos: são vasos linfáticos de maior calibre que desembocam no sistema venoso, levando a linfa de todo o corpo para os vasos sanguíneos.
- Timo: órgão linfóide situado no mediastino enterior, atras do esterno. É uma glândula que auxilia a produção de células denominadas linfócitos (glóbulos brancos, que
atacam microorganismos especificos causadores de doenças).
- Baço: está situado ao lado esquerdo do corpo, entre o fundo do estômago e o músculo diafragma. É mole e esponjoso, e fragmenta-se facilmente. Mede cerca de 13cm de comprimento e 8 a 10 cm de largura. Atua como um reservatório de sangue, e constitiui uma sede para atividades de macrófagos e linfócitos.
As Indicações
Lipodistrofia Ginóide ou “Celulite”
A “celulite” atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pilulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de “casca de laranja” causa incômodo e instisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gorduras: abdômen, quadris, culotes, nadegas, coxas e pernas.
No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessario. São os adipócitos ( celulas gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superficie ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de “furinhos”, que é característico da celulite.
Além disso, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superficie da pele, que leva ao aspecto visal de “casca de laranja”.
A celulite pode estar, ou não, associada á obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais. pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando areas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.
Para efeito de classificação, a celulite pode ser divida em:
- Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
- Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pel. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
- Grau 3: os nódulos são bastante perceptiveis e têm consistencias endurecidas, demonstrando que já houve formação de fíbrose. Pode haver dor local.
Emocionalmente, dizemos que a celulite surge como manisfestação das emoções de raiva e autopunição, são detalhes da vida que se “armazena” no corpo, mágoa e ressentimentos.
A Lipoaspiração
No final da década de 70, um françes denominado Illouz, relatou um método de retirada de gordura localizada através de um procedimento denominado lipoaspiração.
Este método consiste na introdução de uma cânula metálica no subcutaneo que ligada a um aparelho de fazer vácuo aspira quantidades de gordura. À medida que a cânula é movimentada no interior da zona de acumulo de gordura, esta é absorvida para dentro da cânula e retirada do subcutâneo. Desta maneira, com esta cirurgia existe a possibilidade de retirar maior ou menor quantidade de gordura do interior das zonas de depósito exagerado.
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade. Serve sim para retirar acúmulos de gordura localizada em determinadas regiões do organismo.
No culote, por exemplo, a gordura deposita-se na face lateral da coxa dando aspecto antiestético característico desta alteração.
Quando se faz a lipoaspiração, a retirada da gordura do subcutâneo inicialmente desencadeia uma zona de excesso de pele. Entranto, com o tempo, este excesso vai sofrendo uma retração progressiva. Depois de 30, 60 ou 90 dias observa-se que a pele não apresenta mais as dobras características do excesso.
Após esse operação, o sistema linfático é traumatizado. Os edemas pós-operatórios podem, levar de um a quatro meses para serem reabsorvidos. Neste caso, a Drenagem Linfática se torna indispensavel!
A Síndrome Pré-menstrual
Tensão pré-menstrual é um conjunto de desordens emocionais, físicas e psicológicas que acomentem a mulher após seu período de ovulação e só termina com a próxima menstruação. Quatro entre dez mulheres sofrem de TPM. Desconhecida durante muito tempo, só modernamente a medicina passou a considerar importante essa sindrome, diagnosticando-a por sintomas antigamente vistos como “nervosismo” feminino.
Um elenco enorme de sintomas inclui desde leve a mal-estar, até dolorosos e insuportáveis quadros de:
- Mau humor, irritabilidade
- Agressividade
- Tristeza e choro
- Ansiedade
- Depressão
- Hipersensibilidade
- Fadiga
- Dores de cabeça
- Dores nas costas
- Cólicas
- Inchaço de pés e mãos, por retenção de líquidos
- Sensibilidade na mama
- Acne
- Alterações de apetite
Para 80% das mulheres os sintomas são leves e aprecem apenas nos dias que antecedem a menstruação. Apenas de 2% a 15% delas apresentam sintomas intensos, que as impedem de levar vida normal. Quadros já existentes de artrite e depressão podem piorar durante o periodo pré-menstrual.
Várias teorias tentam explicar a tensão pré-menstrual, desde as que relacionam os sintomas com deficiências nutricionais e químicas do organismo, até as mais válidas, que atribuem as flutuações do humor feminino e seu mal estar físico, nesse período, ao ciclo hormonal da mulher durante o mês. Frequentemente confundida com depressão, ela requer do médico cuidadoso diagnóstico, por isso é interessante que a cliente faça um “diário menstrual”, registrando todos os sintomas físicos e emocionais que sentiu durante o mês. Através desses relatos, é possivel detectar a TPM, uma vez que exames laboratoriais são inúteis.
A Gravidez
A maternidade é um período de mudança hormonal que geralmente resulta em retenção hídrica.
A Dregangem Linfática atenua os problemas circulatórios, edemas dos membros inferiores e estrias, principalmente e também de certos problemas devidos às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço.
A menopausa
A menopausa é um fenômeno fisiológico que ocorre na mulher entre 45 e 50 anos. Caracteriza-se pelo desaparecimento progressivo das menstruações e, por conseguinte, da ovulação. A interrupção da produção de hormônios estrógenos, principalmente, e da progesterona provoca diversos transtornos aos quais é preciso estar atento. Dentre eles, ondas de calor, suores abundantes, sensaçoes de fadiga, insônia, instabilidade emocional, depressão. Constata-se a partir deste período, um aumento de peso de três a quatro quilos (sem mudança de hábitos alimentares).
O tecido adiposo apresenta mais celulite. Os tecidos tendem a perder sua toniciade e a reter líquido. Podem se manifestar problemas circulatórios, consequentemente sensações de pernas pesadas e aparição de varizes. A massagem de drenagem atua de modo atenuante destes sintomas.
Prisão de Ventre
Ovserva-se que as pertubações relaticas ao intestino grosso são mais acentuadas na mulher e sabe-se que, em consequencia, vem a celulite.
O estresse é considerado uma das causas principais da constpação intestinal. A drenagem além de promover um equilibrio energético, relaxamento muscular, também melhora a hidratação das matérias fecais.
Hipotireoidismo
A tireóide é uma glândula situada sobre os primeiros anéis da trquéia, na parte anterior do pescoço. Produz os hormônios que aceleram o metabolismo celular.
Nas pessoas que apresentam este distúrbio, ocorre uma diminuição do metabolismo basal com tendência à obesidade.
A massagem tem grande papel neste tratamento, pois estimula a circulção linfática e o funcionamento da tireóide.
Precauções
Devemos evitar a Drenagem Linfática nos seguintes casos:
- Tuberculose
- Toxoplasmose
- Trombose
- Inflamaçoes crônicas
- Problemas cardíacos
- Câncer
- Transplantes de órgãos
- Asma
- Febre ou resfriado
- Diarréia
- Primeiro trimestre de gestação
- Hipertiroidismo
O uso da Aromoterapia na drenagem
Aromoteraia é a arte e a ciência de usar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais para promover a saúde e o bem-estar do corpo, da mente e das emoções. O óleo essenca é considerado a “alma” da planta.
A drenagem linfática associada ao uso da romoterapia, tem duplo efeto benéfico, combinando os efeitos terapêuticos da massagem através do estímulo à circulação venosa e linfática e do alivio aos pontos de tensão e os efeitos dos aromas que chegam ao cérebro através do olfato provocand sensções de prazer e fazendo com que seus efeitos relaxantes e estimulantes ajam sobre todo o corpo.
A “Essential Drainage”: Associa técnicas de drenagem linfática com aromoterapia, auxiliando na redução de medidas e na eliminação de toxinas, recuperação a energia e disposição.
Propriedades de alguns óleos essenciais
- Limão: É um tônico, refrescante e depurativo, que reforça as imunidades naturais. É muito usado para aliviar o cansaço geral, como tônico cardíaco e circulatório. Ajuda a limpar e a estimular os rins e o figado. Pode ajudar na prisão de ventre, na obesidade provocada por um sistema congestionado e na celulite. Indicado também para síndrome pré-menstrual e estresse;
- Junípero ou zimbro: É adstringente e desintoxicante, conhecido como anti-reumático e diurético. Facilita o fluxo da urina, ajuda a combater a celulite e regula o ciclo menstrual, amenizando as cólicas e dores menstruais;
- Gerânio: Tônico, equilibrante, entidepressivo e adstringente. Pode equilibrar os níveis hormonais do organismo e ajuda na menopausa. Pode reduzir a retenção de líquidos, edema (inchaço) e celulite.
- Cipreste: Refrescante, reconfortante, purificador e diurético. Ajuda a regular todo o tipo de excesso do organismo. Util em casos de edema, sudorese excessiva, celulite e para melhorar a circulação;
- Mandarina ou tangerina: Estimulante, depurativo e digestivo. Estimula o fígado e regula os processos metabólicos, favorecendo a secreção da bílis e a decomposição de gorduras. Ajuda na retenção de fluidos e celulite. Acalma o sistema nervoso central, revitaliza a mente e levanta o ânim, afastando a depressão e a ansiedade.
O terapeuta deve utilizar óleos de boa procedencia e 100% naturais. A diluição dos óleos essenciais devem ser feitas em óleos de base vegetal “purissimo”. EX: óleo de semente de uva, de amêndoa, de avelâ e outros.
A avaliação do cliente
A primeira sessão de massagem deve ser precedida de uma avaliação orgânica. Esta avaliação é um recurso para conhecer seu cliente e permite que voçe se assegure que não existe nenhuma contra-indicação para a drenagem.
É necessário que o cliente participe dessa entrevista e comuniqe seus eventuais problemas de saúde. Assim como, a informação das intervenções cirúrgicas sofridas, os aumentos de peso que podem indicar desequilibrios hormonais , os problemas particulares como a constipação intestinal, a retenção de líquidos, uso contraceptivos, e outras.
O terapeuta não tem como objetivo estabelecer um diagnostico. Mas é indispensavel conhecer o cliente que tratará, para determinar quais são os resultados que podem ser esperados e, eventualmente, encamnha-la para uma outra terapia de apoio.
A duração da sessão
A sessão de drenagem linfática é de 45 minutos à 1 hora e 20 minutos (conforme a necessidade do cliente). O cliente deverá sair da sessão extremamente relaxado e experimentar uma sensação de leveza. As manobras executadas pelo terapeuta devem ser suaves e superficiais. O ritmo será lento. A drenagem não deve provocar nenhum efeito traumatizante para os tecidos.
O terapeuta deve realizar um tratamento “personalizado”, ou seja, se uma pessoa apresenta celulite, o profissional deverá darprioridade à areá que se encontra mais congestionada.
É normal que o cliente sinta vontade de urinar após o procedimento, pois a toxinas são eliminadas também por meo da urina.
O ambiente de trabalho e o terapeuta
Um ambiente confortavel fará o tratamento resultar mais eficas. É muito importante que a sala de massagem transmita a impressão de higiene, seja um ambiente claro e silencioso.
A massgem deve ser feita em uma maca, com a utilização de lençóis limpos, que deve ser trocados a cada novo cliente.
Durante o tratameno é importante não estabelecer conversas desnecessárias com o cliente. A massagem deve ser considerada um momento de recolhimento e de concentração, incompativel com uma conversa, até porque tira a concentração do terapeuta. JAMAIS interrompa a sessão devido a telefonemas ou agentes externos.
O terapeuta deverá apresertar-se devidamento asseado, usando roupas claras, de preferencia brancas, evitando, com isso, receber influências negativas.
As mãos são nosso intrumeno detrabalho, portanto, devem-se mante as unhas curtas e bem lixadas, usando escmaltes claros ou base.
É necessário que se tenha um cuidado especial com as mãos, pois estas não podem ser ásperas ou apresentar calosidades, que poderão causar desconfortos durante a massagem.
As manobras
As manobras tem como objetivo direto o aumento do volume da linfa, coletada pelos capilares, e o aumento da velocidade do seu transporte, através de vasos e dutos linfáticos. Ao alcançar-e este objetivo, exerce-se uma influência considerável sobre as funções.
Manobras Básicas
- Drenagem dos linfonodos
É necessário o conhecimento da localização dos linfonodos acessíveis à massagem. Inicia-se a drenagem dos linfonodos pelo cotato direto dos dedos indicador e médio do terapeuta com a pele do client. Os dedos devem estar numa posição quae perpendiclar aos vaso e ao nível dos linfonodos. A manobra é realizada com leve pressão. - Movimentos Ciculares com os dedos
São realizados deforma circular e concêntica, utlizando desde o dedo inicador até o mínimo. Os movimentos são leves e rítmicos e obedecem a uma pressão intermitente, na áreae demaciada, seguindo o sentido da drenagem fisiológica. - Movimnto circulares com o polegar
A única diferença desta manobra para a descrita ateriomente é que esta é relizada com o polegar. - Bracelete
Esta manobra é exigida quando o edema atinge grandes áreas. O procedimnto pode ser uni- ou bimanual e o sentido de distal para proxial ou vice-versa, sendo que a pressão sempre obedecer o sentido da drenagem fisiológica.
As manobra devem ser fluídas, encadeadas e ininterruptas, as mãos do teraputa jamais abandonam o corpo a fim de evitar sensações desagradáveis para o cliente. Um contato permanente, caloroso e relaxante com a superfície cutânea permite uma melhor mobilização da linfa. Durante o procedimento, todas as articulações da mão se movimentam; e não se deve esquecer a articulação do punho. Os dedos trabalham de maneira autônoma.
É recomendável que a repetição da manobra sobre o mesmo local gire entre 8 e 11 repetições nos movimentos de drenagem, especificamente.
Lembre-se que a linfa caminha sempre em direção aos gânglios. Consequentemente, as manobras em todos os casos serão realizadas em direção a essas zonas.
Para resultados notáveis, recomendam-se dez sessões de tratamento, com uma frequência de uma a três drenagens por semana. Para manutenção, uma sessão uma vez por semana.
Comentários
Postar um comentário