LINHAÇA e suas antioxidantes propriedades

Já faz um tempo que ouvimos falar de linhaça.Essa semente já caiu no gosto da população "comum" além dos “naturebas” dos frequentadores de academia, preocupados com a saúde, programas e revistas sobre bem estar, boa forma ...e por aí vai.
Já ouvi muita gente dizer que Linhaça é somente um alimento funcional.

Recentemente na minha mais nova empreitada, conhecer um pouco mais sobre alimentos e preparos, fui convidada, para avaliação rsrsrs, a preparar juntamente com meu grupo uma salada, considerando que a mesma seria o almoço, o cliente nada mais comeria, podendo apenas ser acompanhada de um suco e seus temperos, o total calórico não ultrapassaria 800 kcal, mas, o desafio, a salada deveria conte os Macronutrientes de forma equilibrada, carboidrato,proteína e lipídeos, e outras propriedades a serem observadas, como antioxidantes, selênio,zingo, e omêgas..
Voltando a linhaça, que foi citada, questionada e debatida, resolvi complementar o meu antigo post sobre a linhaça. Aí vai.

Sem entrar no mérito da questão, em artigos médicos encontramos a seguinte definição

 "- funcionais  são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras."- ministério da saúde
Sendo assim, consideramos a linhaça é um alimento funcional.
Entre as características do funcional, temos algumas substâncias como omegas, que além de outras funções, são ANTIOXIDANTES, traduzindo, ajudam a reduzir os efeitos de envelhecimento nas células.
Por conclusão óbvia, a Linhaça é um antioxidante..

Vou tentar deixar a minha parte e divulgar um pouco mais sobre os benefícios dessa sementinha ...
A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon.(Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson, recentemente concluiu estudos dessa pesquisadora e outras universidades como UNICAMP comprovam também a eficácia sobre outros tumores como de próstata,pulmão)
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.
Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo, cálcio e
isoflavona
 
A melhor maneira de consumir a linhaça, é tritura-la no liquidificador no modo pulsar, para que não vire pó e guarda-la no refrigerador , fechada de preferência em um pote para que não umideça na geladeira, e abrigada da luz. ATENÇÃO , cuidado com o tempo que deixará a linhaça no refrigerador, os pesquisadores ainda não chegaram a um consenso sobre o tempo que a linhaça levaria para perder suas propriedades depois de triturada, mas e média a maioria deles fala em 10 dias, o tempo ideal para consumo após a trituração, então fique atenta, comprar a linhaça já moída talvez não seja o ideal. Ela deve ser triturada para que o organismo aproveite melhor todas as suas propriedades considerando que a casca dela é dura, e pode passar pelo organismo diretamente sem ser totalmente aproveitada.
Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3- 58%
Ômega-6- 16 %
Sódio 7,8 m
Centro de Estudos sobre a linhaça na Universidade do Canadá indica e estuda  os benefícios da linha em outros aspectos como :

-- Rejuvenescedor
--
Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia 

 
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.

 
- Vitalidade Física
- Sistema Digestivo
- Sistema Nervoso
- Doenças Inflamatórias
- Retenção de Líquidos
- Sistema Cardiovascular
- Funcionamento Intestinal (consumida em proporções recomendada)
- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
- Para combater a agressividade e a obesidade
- Condições da Pele e do Cabelo
- Sistema Imunológico
Para garantir os benefícios é recomendado que consuma linhaça diariamente, os cientista não chegam em uma quantidade específica, mas fica entre uma colher de sopa a duas por dia, dependendo da indicação, seja para baixar os níveis de colesterol,para sistema digestivo, etc..
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
INFORMAÇÃO INTERESSANTE :
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3
CURIOSIDADE
Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos

Tipo de linhaça encontrada no mercado brasileiro.


DOURADA
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura", descreve a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paraná.
MARROM
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade
Então, não esqueça de incluir a linhaça na sua próxima lista de compras, e se ela já está no seu armário não esqueça de consumi-la.

Espero ter contribuído.


Priscila Chiconi
Terapeuta Holistica-massoterapeuta- técnica em nutrição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofando terapias ou praticando terapias filosóficas ... eis a questão.

O que é e para que DRENAGEM LINFÁTICA