CIÁTICO - o que é - dor - como tratar

O nervo ciático ou nervo isquiático é o mais conhecido e principal nervo dos membros inferiores. Ele é o responsável pelas articulações do quadril,joelhos,tornozelos e também os músculos posteriores da coxa e músculos da perna e do pé.
O ciático realmente é responsável por uma gama enorme de movimentos.

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano – liga o hálux (dedão do pé) à região lombar
Embora ele seja o nervo mais longo do corpo humano ele é muito conhecido pelo desconforto, dor que causa uma inflamação nesse importante nervo.A conhecida de muitos, ciatalgia.
A ciatalgia atinge aproximadamente 15% da população e pode causar muito desconforto. Como o ciático é responsável pela inervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares, afinal ele percorre um extenso caminho por nossos membros inferiores, podendo então, a inflamação se instalar em diversos pontos, no entanto os mais comuns são a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna.

Considerando sua importância e abrangência é possível até mesmo para leigos imaginar, a quantidade de vasos, tecidos músculos e tudo o mais que estão diretamente envolvidos com o ciático.

Até mesmo em casos de edemas, retenção de líquido, na parte inferior das pernas, o tão conhecido pé inchado, nos períodos pré-menstrual, gravidez, e longos períodos em pé,ou mesmo muito tempo sentado em uma postura não adequada, promovem o inchaço na região, fazendo com que a região comprima, aperte, os vasos sanguíneos e linfáticos, dificultando a irrigação de tudo que é importante e diz respeito circulação sanguínea e linfática.
Tal comprometimento promove a famosa dor nas pernas.
Que não surge de uma hora pra utra. Antes ela sinaliza, com o chamado "pernas pesadas", pequenos vasos na região, pés que formigam facilmente, unhas roxeadas e finalmente o inchaço, complicações que podem levar a uma dor, ou comprometimento da movimentação do nervo ciático.
Existe ainda, a importante a e altamente incômoda dor Ciática propriamente dita.Sua origem normalmente resulta da compressão ou inflamação do nervo da lombar, provocando dor que pode ir da lombar aos pés passando por dores muito comum na coxa.
Essa compressão do nervo ciático pode acontecer por estreitamento entre as vértebras ou hérnias.
Posturas incorretas, falta de exercícios físicos ou mesmo infecções podem causar comprometimento das vértebras ou tecidos associados ao nervo ciático.

A dor ciática pode evoluir a ponte de comprometer a locomoção, o andar, levantar, e sentar da pessoa.

Ciática e Medicina Chinesa

Na Medicina Chinesa, a ciática tem origem, em primeiro lugar, num vazio de chi no rim e em segundo lugar em fatores patogênicos externos como o frio e umidade na zona lombar que a longo prazo vão causar uma estagnação local de qi, sangue e umidade

O fato de existir pouca energia (chi) no rim, ou outras debilidades (energéticas), baixa as defesas para a invasão desses fatores externos.

Tratamento da Ciática

A Medicina Chinesa trata-se  dor ciática e os sintomas em conjunto.

O processo terapêutico passa pelas seguintes etapas:

Avaliação energética
Tratamento local das vértebras e do vaso governador.
Eliminação da estase e dos factores patogênicos
Tratamento e tonificação do rim e fígado
Quer a aplicação de moxa nas vértebras, quer Tuiná, shiatsu, moxa, e acupuntura permitem obter resultados surpreendentes logo a partir das primeiras sessões

O tratamento e tonificação do rim permitem tratar a ciática eliminando as suas causas de forma permanente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamento - FOCO